quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resumo do livro: Amor de Perdição

Professor: Rui Teresa
Disciplina: Língua Portuguesa 
Escola: Escola Básica Aviador Brito Paes  

A história que li chama-se "Amor de Perdição" e foi escrita por: Camilo Castelo Branco.

Resumo:

Os pais de Simão foram viver para Trás-os-Montes, mas a Rita não gostava de morar lá, ela dizia que era tudo muito antigo. Simão começou a gostar de uma rapariga chamada Teresa, que era sua vizinha. Mas havia um problema entre famílias e tanto os pais de Teresa como os pais de Simão não queriam que eles namorassem. O pai de Teresa mando-a para um convento mas eles continuaram a mandar cartas um ao outro através de uma amiga de Simão que se chamava Mariana. O Simão matou o Baltazar (primo de Teresa) porque o pai de Teresa queria que Baltazar casa-se com Teresa. Simão foi preso, e teve de escolher entre a morte ou ir para a prisão da Índia. Ele escolheu ir para Índia, Teresa chorou muito porque ia deixar de conseguir falar com ele. Ao fim de poucos dias ele teve de partir para Índia e por coincidência nesse momento Teresa olhou para a janela e viu-o partir no barco e fez-lhe adeus com um lenço branco. Mariana partiu para Índia com ele porque o amava, mas ele só gostava de Teresa, ela é que era o grande amor da sua vida. Ao fim de algum tempo Simão já estava desesperado, porque sabia que não ia aguentar estar longe de Teresa e também estava adoentado e começou a delirar e morreu. Teresa também estava muito mal e nesse mesmo momento morreu. No dia seguinte quando os marinheiros preparavam-se para o atirar ao mar, Teresa beijou-o e atirou-se também.

Autor:

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, nasceu em Lisboa, no dia 16 de Março de 1825 e morreu no dia 1 de Junho de 1890. Foi um escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Foi ainda o 1.º visconde de Correia Botelho, título concedido pelo rei D. Luís de Portugal. Camilo Castelo Branco foi um dos escritores mais marcante da literatura portuguesa contemporânea.

Opinião:
Eu gostei de ler este livro, é muito bonito e fala sobre uma linda uma história de amor. Quem gosta de livros de romance devia lê-lo...