sexta-feira, 16 de março de 2012

No dia em que me transformei numa galinha.

Um dia estava a almoçar num restaurante, estava a comer galinha de molho com batatas fritas. Comecei a sentir uma coisa esquisita no estômago. Olhei para os meus pés e vi que estavam a ficar iguais as patas das galinhas, fui imediatamente a correr para a casa de banho. Cheguei a casa de banho e a minha pele começou a ficar enrugada e o meu corpo coberto de penas.   A pena é um dos crescimentos epidérmicos que formam o revestimento externo distintivo ou plumagem, nas aves. Desatei a chorar e não tinha coragem para sair da casa de banho, pois o restaurante estava cheio de pessoas e iam ficar todas a olhar para mim. Estive-la uma hora e tal a chorar, até que tive coragem para sair. Quando saí era toda agente a olhar para mim e a rir, fui pagar o que devia e fui rapidamente para casa. No caminho para casa as pessoas olhavam para mim e ficavam-se a rir, uma criança até teve medo de mim e começou a chorar. Ouvi PIPIPIPIPIPIPIPII, acordei era o despertador, fiquei muito feliz por ver que aquilo não passava de um sonho. Mas para ter bem a certeza, levantei-me rapidamente e fui ao espelho ver se o meu corpo estava mesmo normal. Depois despachei-me como todos os outros dias e fui para a escola. Quando cheguei lá contei as minhas amigas e elas fartaram-se de rir e eu também. 


sexta-feira, 9 de março de 2012

Professor: Rui Teresa
Disciplina: Língua Portuguesa 
Escola: Escola Básica Aviador Brito Paes 


O livro que li chama-se: "Falar verdade a mentir" e foi escrito por: Almeida Garrett.


Resumo:Joaquina era a empregada de Amália, a Joaquina namorava com o José Félix. A Amália ia casar com o Duarte que era muito mentiroso, mas para eles casarem o Duarte tinha de deixar de dizer mentiras, porque o pai de Amália, o Brás Ferreira, não queria que a filha fica-se com um homem mentiroso. A Joaquina e a Amália tinham combinado que se a Amália fica-se com o Duarte, a Joaquina ganharia 100 moedas. O Duarte tinha ido falar com Brás Ferreira, mas cada coisa que dizia era uma mentira. Mas para o Brás ferreira não descobrir que era mentira o José Félix tentava sempre fazer qualquer coisa para que as mentiras de Duarte parecessem sempre verdades, porque a Joaquina ia receber as 100 moedas e ele namorava com ela, logo ia ficar também com o dinheiro. Houve uma vez que o Duarte disse que conhecia o general Lemos e afinal era mentira, o José Félix até teve de fazer que era o general, mas quando ele estava a fazer de general ele apareceu e ficou chateado. Passou-se algum tempo até que o Duarte e Amália casaram, com muitas mentiras à mistura mas que o José Félix conseguia fazer sempre algo para que o Brás Ferreira não descobrisse. No final a Joaquina e o José Félix casaram e ganharam as 100 moedas.


Autor:
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu em 1799 no Porto e faleceu em Lisboa em 1854 .
É provavelmente o escritor português mais completo de todo o século XIX, porquanto nos deixou obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes géneros literários. 


Opinião:
 Eu gostei de ler este livro, é muito engraçado.