sábado, 10 de dezembro de 2011

Trabalho sobre o livro de Poesia: "Terra minha sonho meu"

Vou-vos falar sobre um poema da Maria Clara Nobre, este livro chama-se “Terra minha sonho meu” e o poema chama-se “Solidão”
Este é o poema:

Maria-menina
que sonha, que ri
que corre, que pula,
cabelos ao vento
e tantos Amigos...

Maria-mulher
ilusão desfeita,
já não sonha.
Respira da vida um sopro.
Já não corre, nem pula
Só se arrasta,
presa na teia, que a enredou.

Procura os Amigos.
A vida, ao longe, os terá.

Maria tão só.
Maria perdida,
Maria esquecida.

Este poema é sobre a solidão. Logo no inicio fala-nos sobre uma Maria- menina que é uma criança que corre e pula e anda com os cabelos ao vento, que tem muitos amigos e é feliz. Depois é sobre uma Maria- mulher que já não sonha, respira da vida um sopro, que já não corre nem pula, só se a arrasta. Que procura os amigos mas a vida ao longe os terá…

Opinião: Eu gostei de ler este poema, é engraçado. Para quem gosta de poesia, devia lê-lo… os poemas deste livro tem uma linguagem simples e fácil de se entender, pois Maria Clara Nobre trabalhava com crianças e estava habituada a fazer entender-se por crianças…

Autora: Maria Clara Nobre é uma escritora alentejana, e é professora, a maior parte dos seus livros foram escritos no Alentejo…
Maria esquecida.





sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diário:

Olá meu parente diário:
Hoje fui ao restaurante e pedi arroz de marisco. O marisco estava estragado. Depois pedi bitoque, mas quando ia começar a comer caiu uma mosca no prato. Chateei-me e pensei que a comida não queria ser comida por mim. De seguida lembrei-me de quando fui à casa da Balbina Contente. Estava tudo muito diferente, vi um porco no teto. Fui à cozinha e estava lá a banheira que devia estar na casa de banho. No quarto estava o lava-loiça em cima da cama e na parede dizia:
“Hoje vi um cão
Que era muito lindo
E dei-lhe um bocado de pão
E disse-lhe: olha, que sejas bem-vindo.”
Decidi dizer-te esta quadra porque achei muito engraçada.
Às 18 horas fui à casa da minha prima e ela apresentou-me uma amiga que é famosa. E era a Diana Chaves, gostei muito de a conhecer, parece ser uma pessoa sociável. Nesse momento senti que estava a realizar um grande sonho.
 Depois a minha amiga Madalena, ligou-me para eu lhe pedir um autógrafo.
Depois fui para casa e jantei um bom peixe assado com batatas cozidas e como estava muito cansada, pois tinha tive um dia atarefado.
Quando estava a dormir, sonhei que estava num tapete voador. O tapete era grande e triangular. Estava a limpar os sapatos e quando reparei estava nas nuvens a voar.
Lá em cima encontrei um grande amigo meu que já não o via há muito tempo. Deu para meter a conversa em dia.
Depois acordei e vi que era apenas um sonho e fiquei desiludida por não ser realidade.
E este foi o meu dia…

Adeus meu amigo diário.
Beijinhos até à próxima.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tranalho sobre o livro:

A minha vizinha é uma feiticeira!
Carolina é uma rapariga que tem uma vizinha, que parece ser feiticeira. Ela pensa que ela é feiticeira porque a Sra. Pena que é o nome da vizinha dela faz coisas estranhas… tem um gato preto mas isso é normal há muitas pessoas que tem gatos pretos, ela tem uma vassoura na varanda e todos os dias ela a engraxa, e um dia a noite a Carolina viu a Sra. Pena a voar sobre a sua vassoura engraxada. Então ele decidiu contar o que pensava sobre a sua vizinha Pena a sua melhor amiga a Nanda. E elas tomaram uma decisão, ficarem a noite nas varandas das suas casas para verem se a Sra. Pena sai-a de casa na sua vassoura e saiu.  Então um dia a noite assim que Pena saiu a Carolina a Nanda e o Damião que é o irmão de Carolina foram a casa da Pena para tentarem descobrir se a Sra. Pena era realmente uma feiticeira. Numa das divisões da casa ele tinha tantas flores que mais parecia um jardim… Enquanto eles estavam a ver  o “jardim” derrepente a luz acendeu-se e era a Pena, eles ficaram cheios de medo, mas sem razões, porque a Pena ate ficou contente por eles a terem isso visitar. E eles ficaram todos muito amigos da Sra. Pena a partir dessa noite eles começaram a ir varias vezes a casa dela. Um dia ela contou-lhes que tinha uma casa no campo que lhe chamava a casa dos carvalhos e ate os convidou para eles irem passar lá um fim-de-semana e eles foram… Quem diria que uma feiticeira que a Carolina no principio ate tinham medo dela no fim fosse uma das suas melhores amigas!
Este livro foi escrito por: Véronique Nitsch.                                                                                Esta escritora ja escreveu vários livros tais como: A primeira viajem de Zip, Aventura no gelo, O regresso dos dinossauros...                                                                                                Este livro foi traduzido por Vitor Rocha.
Eu gostei muito de ler este livro, é engraçado!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Poema:

É uma pessoa de estatura média
magra tem olhos azuis cor do mar
é muito divertida e gosta de comédia
gosta de passear a beira-mar
e tem muita pena de ser de estatura média


Não tem nada do que quer
sonha ser feliz
não tem familia
nem amigos sequer


Um dia chega a escola e tenta fazer amizade
mas todos a desprezão, essa é a verdade
então foi passear a cidade


Encontrou uma moça e ficaram amigas
todos os dias falavam.


Fiquei feliz por ela ter encontado uma amiga!    


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

L.P (Perido 5- 16:00 - 20:00)

As 16:00 – 20:00
As 17:00 – Fui ao facebook , e uma rapariga mais ou menos da minha idade fez-me um pedido de amizade e eu aceitei. Ela chamava-se Maria. Mas eu não tinha bem a certeza se a conhecia, ela meteu conversa comigo pelo chat e perguntou-me se eu a conhecia e eu disse que parecia-me que já tinha visto aquela cara em algum sitio mas não me lembrava onde nem quando. Depois ela teve-me a explicar que tinha-mos sido colegas na escola primaria e depois ela foi viver para o norte com os pais e nos nunca mais se vimos nem falamos L . E depois de ela me contra isso tudo eu já me lembrava bem dela… tivemos a falar das nossas vidas. Ela teve-me a contra que já era casada, tinha uma filha vivia em Lisboa com o marido e era medica. Eu também tive a contar coisas sobre a minha vida tais como: onde vivia, qual era a minha profissão… Ela perguntou-me como é que estavam os nossos antigos colegas e eu lá lhe tive a dizer. Depois ela pediu-me o meu número de telemóvel e eu pedi o dela que era para depois combinar-mos um fim-de-semana para se encontrar-mos. Enfim a amizade uma das melhores coisas que existe, e força da amizade vence todas as diferenças. Nos nunca pensamos que se fossemos encontrar pela internet, a isto se chama, amizade virtual.
 As 18:00- Fui ver televisão.
As 19:00 a Maria mandou-me uma mensagem que dizia: a amizade é uma das mais comuns relações, que a maioria dos seres humanos tem na vida. A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido!
As 20:00- Fui jantar

domingo, 9 de outubro de 2011

L.P. "A queda de um anjo" (trabalho sobre o livro)

Calisto, era morgado. Aos vinte anos casou com a sua segunda prima a D. Teodora, que era morgada de travanca. Calisto aos 44 anos foi eleito deputado por Miranda. Depois foi para Lisboa, lá ele recebeu uma famosa dama chegada do Brasil a quem o marido tinha falecido havia poucos dias. Como as notícias corriam depressa, Teodora ficou a saber que o marido tinha gasto 100 moedas de ouro. Mandou-lhe uma carta mas ele nem ligo, quando ele sabia que eram dela as vezes já nem as abria… Como a famosa dama não tinha um sitio para ficar, calisto emprestou-lhe a sua casa de Sintra, Calisto abandonou o Parlamento e foi viver também para Sintra. D. Teodora, falou com um professor lá da terra onde ela vivia, para ele ir a Lisboa com ela. Mas o professor não quis que ela fosse e foi ele sozinho averiguar o caso, quando o professor chegou a Lisboa, foi a procura do Calisto e deram-lhe a informação que ele estava a viver em Sintra. Quando o professor chegou a Sintra viu o Calisto a passear de braço dado, num jardim com a brasileira. O professor quando voltou para a terra foi logo contar tudo a D. Teodora. Ao fim de uns dias Calisto foi a sua terra para falar com a sua mulher, quando se viram chatearam-se ela pediu-lhe o divórcio. De seguida ela teve um ataque de epilepsia. E o Calisto voltou para Sintra. D. Teodora teve internada. Ao fim de algum tempo Teodora foi a Sintra para falar com o Calisto , mas la ficou a saber que ele tinha ido fazer uma viagem pela Europa. E ela voltou para a sua casa. Quando Calisto regressou da sua viagem, foi para o palacete da brasileira, já livre dos sobressaltos do coração,  dedicou-se a leitura de livros modernos, e rendeu-se as novas luzes, novas ideias…
Este livro foi escrito por: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco. Nasceu a 16 de Março de 1825 em Lisboa. Morreu dia 1 de Junho de 1890 (com 65 anos) em Famalicão. Ele era escritor e romancista.

Opiniao:
Eu gostei muito de ler este livro, é engraçado!    

Imagem in: http://www.google.pt/imgres

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

L.P (Manual pág. 220)

Dou guarida e afeto
a criançinha que procure um teto!
     Imagem in:http://www.google.pt/imgres?q=crian%C3%A7as+felizes                                                        

L.P (texto livre)

No fim-de-semana passado fui as compras, com as minhas amigas. Saímos de casa logo de manha, fomos ao centro comercial… Quando lá chegamos fomos direitinhas as lojas de roupa, quando chegou a hora de almoço fomos almoçar. Almoçamos umas pizzas que estavam ótimas, apesar de termos esperado muito tempo por elas! Quando acabamos de almoçar fomos outra vez para as lojas… eu comprei muitas coisas tais como: 6 blusas, um par de botas, um par de ténis, 5 pares de calças, 2 casacos, 1 relógio, pulseiras e uma mala. As minhas amigas também compraram muitas coisas! Apesar de termos estado um dia inteiro enfiadas dentro de um centro comercial, foi um dia bastante divertido!

imagem in:http://www.google.pt/imgres?q=compras&um

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Diario:

1 de Janeiro de 2011-09-23
Sexta-feira
Mariana
No ano novo, fui para Milfontes para a casa da minha tia, festejar a passagem de ano. Fui com os meus pais e o meu irmão, também foram uns amigos. Havia vários tipos de comida, também havia muitos doces tais como: Gelatina, arroz doce, tarte de natas, bolos, semi-frios… Estive-mos a jantar e a comer os doces. Quando chegou a 00:00 (meia noite) fomos todos ver o fogo-de-artifício á praia. Leva-mos passas e champanhe, quando acabou o fogo voltamos para casa. Estivemos todos a ver televisão e conversar ate as 3:00 da manha. Depois os convidados foram para casa. Quando um amigo estava a entrar para o carro estava uma casca de banana no chão e ele caiu. Felizmente ele não ficou mal. Eu os meus pais e o meu irmão ficamos a dormir na casa da minha tia. No outro dia fomos todos passear. Foi uma passagem de ano muito divertida!
                            Imagem in:http://www.google.pt/imgres?q=fogo+de+artificio       

Acróstico:

Gosto muito de gelados
E alguns são doces, outros são amargos
Lá do outro lado, todos os querem comer
Amanha um vou ver
Durante o dia toda ajente quer comer

sexta-feira, 17 de junho de 2011

TOP 5 - ANO LETIVO 2010/2011

Gostei de ir a visita de estudo a Lisboa
Gostei das aulas de L.P
Gostei das baguetes do bar
Gostei da D.T
Gostei das aulas de física

quinta-feira, 2 de junho de 2011

E.A

Ontem almocei, frango assado com batatas fritas e salada bebi Coca-Cola. A sobremesa foi bolo de chocolate. Almocei num restaurante em colos com toalhas amarelas. Fui com o meu amigo e a empregada era bastante simpática. O meu amigo era alto. Tinha o cabelo vermelho era de cor negra, olhos castanhos e chamava-se Tio Zé das Burras. No dia seguinte foram ao Norte de África, ver o filho do tio Zé das Burras. Estava muito, muito, muito calor. Por isso, com a sede beberem cinco garrafões de vinho num dia. Ficaram tão bêbedos que já não conseguiram voltar para Portugal, ficaram lá com o tio Zé das Burras. Dormiram lá, no dia seguinte foi por lá passar a tarde foram apanhar o avião para Portugal. Chegou a altura de entrarem para o avião e elas foram. Quando já tinha feito ai um a meia hora de caminho as assistentes de bordo avisaram que o avia não estava muito bom, para eles apertarem bem os cintos e manter a calma. Mas calmos é que eles não conseguiam estar, eles já estavam a entrar em parafuso. Mas tudo não passo de um grande susto. Quando chegaram a Portugal ficaram muito aliviados por não ter acontecido nada de mal. Mas gostaram de terem ido a África. Depois foram para a casa do tio Zé da Burras tiveram lá a descansar da viagem e a acabar de recuperar a bebedeira. Depois foram petiscar, quando acabaram a acabar de petiscar  foram para um baile que havia lá na aldeia. Apanharam outra bebedeira com os amigos e ficaram lá ate de manha. Quando chegaram as suas casas as suas mulheres chatearam-se com eles porque eles estavam sempre a a apanhar bebedeiras mal recuperavam de uma já estavam com outra.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tpc (anuncio casaco da Nike)

Se desporto quer fazer,
um casaco da Nike
deve ter!                                                             imagem in:  euteajudo.net/nike

terça-feira, 10 de maio de 2011

Trabalho sobre o livro






Idolo Cristiano Ronaldo

Nome completo: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Data de nasc: 5 de Fevereiro de 1985 (26 anos)
Local de nasc:Funchal, Portugal
Nacionalidade: Portugal
Altura 1,85 m[1]
Peso 85 k
Apelido CR, CR7, Ronny, Cris


Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou simplesmente Cristiano Ronaldo é um futebolista português que joga como médio-ala e extremo.
Actualmente representa o Real Madrid, recebendo um salário anual estimado em 12 milhões de euros, o que o torna no futebolista mais bem pago do mundo.